LAMA ASFALTICA
ARAUCÁRIA
2012
ADRIANO BAGGIO
MICHAEL ALAN DOS SANTOS
LAMA ASFÁLTÍCA
Projeto de Trabalho do curso de Eng. Civil da Faculdade Educacional Araucária – Facear como requisito parcial à obtenção de nota na disciplina de Estradas e pavimentação.
Prof. Washington Batista
ARAUCÁRIA
2012
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho apresentara o assunto referente a pavimentação e estradas, tendo como principal assunto abordado a lama asfáltica, que trata-se de manutenção de estradas, observando as normas do DNIT.
2 laMA ASFALTICA
Consistem de uma associação, em consistência fluida, de agregados minerais, material de enchimento (file), emulsão asfáltica e água, uniformemente misturada e espalhada no local à temperatura ambiente.
O principal campo de aplicação de lama asfáltica é na manutenção preventiva, isto é na conservação de pavimentos asfálticos ou de concreto de cimento portland que se encontra em bom estado, necessitando apenas de selagem, impermeabilização e rejuvenescimento da superfície de rolamento, desgastada pela ação do tráfego e do clima.
A lama asfáltica pode ser ainda aplicada como revestimento final sobre bases estabilizadas granulometricamente/quimicamente ou sobre tratamentos superficiais por penetração envelhecidos.
O objetivo da lama asfáltica é estabelecer a sistemática a ser empregada na seleção dos produtos e na aplicação de misturas asfálticas a frio, tipo lama asfáltica, para rejuvenescimento e impermeabilização de superfícies asfátilticas desgastadas de revestimentos porosos e/ou fissurados, em obras rodoviárias..
3 CONCEITOS SOBRE O REVESTIMENTO LAMA ASFÁLTICA
A lama asfáltica é um revestimento betuminoso constituído de elementos minerais (agregados) de dimensões reduzidas, de elevada superfície específica, necessitando de relativo teor de ligante asfáltico