lalaland

1413 palavras 6 páginas
Idéia de que o universo está num constante estado de fluxo, incorporando tanto características de permanência como de mudança. Onde "tudo flui e nada permanece; tudo passa e nada continua fixo. Em nossa época, David Bohm desenvolveu uma teoria que nos convida a entender o universo como um todo indivisível que flui. Como Heráclito, ele considera o processo, fluxo e mudança como fundamentais, argumentando que o estado do universo num determinado momento reflete uma realidade mais básica. Ele chama essa realidade de ordem "implícita" (ou "encoberta") em oposição à ordem "explícita" (ou "exposta") que se manifesta no mundo a nossa volta. Bohm argumenta que o mundo empírico realiza e expressa potencialidades existentes dentro da ordem implícita.
AUTOPOISE
Abordagens tradicionais à teoria das organizações têm sido dominadas pela idéia de que a mudança tem origem no ambiente.

Porem desafiada pelas implicações de uma nova abordagem à teoria dos sistemas desenvolvida por Humberto Maturana e Francisco Varela, Eles argumentam que todos os sistemas vivos são sistemas de interação organizacionalmente fechados e autônomos que fazem referênciasomente a eles mesmos. Sua teoria desafia a validade das distinções estabelecidas entre um sistema e seu ambiente e oferece uma nova perspectiva para o entendimento dos processos por meio dos quais os sistemas vivos mudam.

Sistemas vivos são caracterizados por três aspectos principais: Que são autonomia, circularidade e auto referência

TERMO AUTOPOIESI
* Para designar essa capacidade, de auto-produção mediante um sistema fechado de relações

* Em ultima analise, produzir a si mesmos; sua própria organização e identidade é o produto mais importante. Maturana e Varela argumentam que o cérebro é fechado, autônomo, circular e auto-referencial.

* O cérebro organiza seu ambiente como uma extensão de si mesmo

* Identifica este paradoxo e sugere que o cérebro cria imagens da realidade como expressões ou descrições de sua própria

Relacionados