lalalala
O termo política encadeia-se desta forma ao Estado, que retém para si o poder de atuar, proibir, ordenar, planejar, legislar e defender a sociedade, territórios e fronteiras.
O Estado tem como competência responsabilidades, empenhos, e compromissos sociais que o fazem de forma quase que automática ao conceber políticas públicas em seu organograma de trabalho.
Conceber políticas públicas num país capitalista, cheio de desigualdades, é criar estratégias e empregá-las nos conflitos sociais que as fazem presente, principalmente na área da saúde e educação.
Bolívar Lamounier dividiu a compreensão de políticas publicas de duas formas.
Primeiro deve-se entender a dimensão técnico-administrativa que a compõe, buscando verificar a eficiência e o resultado prático para a sociedade das políticas públicas.
Segundo deve-se reconhecer que toda política pública é uma forma de intervenção nas relações sociais em que o processo decisório condiciona e é condicionado por interesses e expectativas sociais.
Para Lowi, a política publica pode assumir quatro formatos.
O primeiro chamado de políticas distributivas, que são as decisões tomadas pelo Governo que desconsideram a questão dos recursos limitados, gerando impactos mais individuais do que universais, ao privilegiar certos grupos sociais ou regiões em detrimento do todo.
O segundo de regulatórias, mais visíveis ao publico, envolvendo burocracia, políticos e grupos de interesse.
O terceiro de políticas redistributivas, que atinge maior numera de pessoas e impõe perdas concretas e em curto prazo para certos grupos sociais e ganhos incertos e futuro para outros. São em geral, as políticas