Lalala
Características:
Titulo: Gladiador
Diretor: Ridley Scott
País de produção: Estados Unidos
Duração: 155 min.
Ano de produção: 2000
Atores principais: Russel Crowe (Máximus), Joaquim Phoenix (Cómodo), Connie Nielsen
(Lucila), Richard Harris (Marco Aurélio) e Derek Jacobi (Gracco).
Prêmios: para o Oscar foi indicado em 12 categorias, ganhou 5 estatuetas. No Globo de Ouro foi indicado para 5 categorias e ganhou 2 Globos de Ouro.
Objetivo: conhecer a sociedade romana, os grupos sociais mais abastados, que dominavam a política, o exército e os povos escravos.
Contexto social do filme: a produção fílmica se concentra no ano de 180 d.C, onde o General romano Máximus está servindo ao seu Imperador Marco Aurélio, preparando o exercito para conter a invasão bárbara1 que ocorria nas fronteiras do Império. Marco Aurélio se sentindo velho acaba designando o trono Imperial para seu filho Cómodo2 que assume o trono realmente após a morte do pai em 180 d.C. No filme, o que acontece é que a produção do filme Gladiador faz uma produção histórica inverídica3, pois no filme Cómodo assume após matar seu pai
Marco Aurélio como vingança por seu pai preferir Máximus para Imperador. A trama assim gira entorno da rivalidade entre Máximus e Cómodo, disputa que acaba culminando na última cena do filme onde ambos se encontram na Coliseu Romano para se digladiarem.
Pontos a serem observados e anotadas:
Observar a ordem social de Roma vigente no período que o filme trata sobre o Império
Romano;
1
O termo “bárbaro” já era utilizado desde o período Grego Antigo, e que passou a ser adotado pelos romanos para designar as populações que não falavam a língua latina.
2
Segundo historiadores, o governo de Cómodo é o que marca o início do declínio do Imperio Romano, pondo fim ao período denominado Pax Romana (27 a.C- 193 d.C).
3
Marco Aurélio morreu durante uma expedição contra os Marcomanos no ano de 180 d.C.
Observar a