Lakatos, eva maria. marconi marina de andrade. fundamentos de metodologia científica. são paulo: 7ª edição. atlas, 2010 (capítulo 9)
Pesquisa bibliográfica
Constitui-se de todo o material escrito, filmado ou gravado que já se tornou público relacionado ao tema de estudo, visa deixar o pesquisador a par de tudo o que foi difundido a respeito do assunto pesquisado. Dispondo desse material o pesquisador pode chegar à outra definição do que já foi estudado sobre o tema, dando nova abordagem a solução do problema.
Os tipos de fontes bibliográficas que o pesquisador pode recorrer são: imprensa escrita, meios audiovisuais, material cartográfico e publicações. Essas fontes fornecem muitas informações ao investigador, portanto precisam ser manipuladas e tratadas com procedimentos diferentes, pois os dados provenientes dessas fontes podem ter sido baseados em diretrizes controladas pelo governo, em caso de países com regime totalitário, devido à censura, a influência que tal informação causou na população da região podendo prejudicar os resultados da pesquisa.
Pesquisa de campo
Consiste na observação de fatos ou fenômenos durante a coleta dos dados com a finalidade de obter informações ou conhecimentos para um problema ou hipótese levantados. Para tal há varias técnicas, como preestabelecer metas que o que deve ser coletado. Para a realização da pesquisa de campo faz-se necessário, primeiramente, a pesquisa bibliográfica sobre o tema, a fim de dar sustentação ao modelo teórico inicial de referencia e também saber o que já foi estudado, falado e quais opiniões foram dadas a respeito. O segundo passo será determinar quais serão as técnicas para a obtenção de dados, certificando-se que as amostras serão suficientes para fundamentar as conclusões.
Tipos de pesquisa
Os tipos de pesquisa são divididos em três grupos: quantitativo-descritivo que visa analisar e traçar as características de fatos ou fenômenos por meio de entrevistas, questionários, formulários e aplicam