Lajes - materiais e sistemas construtivos
1. Lajes nervuradas
1.1 Unidirecionais e bidirecionais
1.2 Lajes moldada no local
1.3 Lajes com nervura pré- moldada
1.4 Lajes nervuradas com capitéis e vigas-faixa
1.5 Matérias de enchimento
1.5.1- Bloco cerâmico ou de concreto
1.5.2- Blocos de E.P.S
1.5.3- Caixotes reaproveitáveis ( Cubetas )
1.6 Curiosidade
1. Laje Nervurada
Segundo a NBR 6118:2003 Lajes nervuradas são:
“Lajes moldadas no local ou com nervuras pré- moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.”
Laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural terá um comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha.
As lajes nervuradas apresentam uma das estruturas mais inteligentes, quando nos referimos ao aproveitamento de resistência do material, alcançando-se maiores vãos se comparando com as lajes convencionais. O aproveitamento e resistência consistem no afastamento do concreto (material pouco resistente a tração) das zonas tracionais e concentração desse material nas zonas comprimidas.
1.1 Unidirecionais e Bidirecionais
As lajes nervuradas podem ser armadas em uma ou duas direções. São conhecidas como lajes nervuradas em uma ou duas direções. Nervuras são criadas através da inserção de material de enchimento. Pode ser usado o isopor (E.P.S), formas de metal ou polipropileno montadas lado a lado, que ao serem concretadas formam nervuras na laje. Uma característica marcante desse modelo se encontra no aproveitamento da forma para acabamento interno.
1.2 Laje com nervuras pré-moldadas
As nervuras são compostas de vigotas pré-moldadas, que dispensam o uso do tabuleiro da fôrma tradicional. Essas vigotas são capazes de suportar seu peso próprio e as ações de construção, necessitando apenas de cimbramentos intermediários, Além das vigotas, essas lajes são construídas de elementos de enchimento, que são colocados sobre os