laje treliçada
Laje prática
Empregar vigotas treliçadas pré-fabricadas facilita a montagem, reduzindo a necessidade de fôrmas de concreto para confecção de lajes
Lajes treliçadas são bastante utilizadas em obras residenciais, geralmente em pequenas estruturas. São construídas com vigotas pré-fabricadas, já com armaduras positivas e negativas e com elementos como blocos vazados de cerâmica, concreto, ou com maciços de EPS (isopor). Na última etapa, recebem capeamento de concreto, tornando a laje monolítica.
A opção por lajes treliçadas pode se dar pelo fato de o material ser leve, e assim, agilizar transporte, manuseio e montagem, além de reduzir o peso sobre a estrutura e a fundação. Os blocos de EPS também ajudam no conforto térmico. Por serem impermeáveis e não absorverem a água do concreto de capeamento, tornam a cura mais adequada (lenta).
As principais etapas de construção das lajes treliçadas são o escoramento, a colocação das vigotas e armação, colocação do EPS e concretagem. Os encaixes e cortes para tubulação elétrica e hidráulica devem estar previstos em projeto, evitando-se quebras posteriores da laje para sua colocação.
.
Passo a passo - montagem de lajes treliçadas
1 - Apoie o escoramento em bases firmes, de preferência no contrapiso. Não deixe vão com mais de 1,30 m sem linha de escora, respeitando sempre no vão central a contraflecha (barriga) indicada no projeto (1 cm a 2 cm, se não houver indicação). 2 - Coloque as escoras horizontais no sentido inverso do apoio das vigotas sem forçá-las para cima. Os pontaletes (escoras verticais) devem ser apoiados sobre base firme, fixados com calços e cunhas, evitando o afundamento na hora da concretagem.
3 - As tábuas horizontais dos escoramentos devem ser niveladas pelo respaldo para vãos de até 2 m. Acima dessa medida pode haver indicação de contraflecha, de acordo com especificação do projeto. A retirada dos escoramentos deve ser feita num prazo mínimo de 18