Lais
Transição para uma economia sustentável? O que é economia sustentável? Economia que respeita os limites físicos inerentes ao ecosistema mundial e garanta que este continue funcionando no futuro. Definição da ONU (Relatório Brundtland, 1987):”aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade de as gerações futuras atenderem a suas próprias necessidades.”
Protocolo de Kyoto – Cop3 da Convenção –Quadro das Nações Unidas sobre o Clima (2005): países industrializados devem reduzir emissões líquidas anuais de carbono para 5% abaixo dos níveis de 1990 entre 2008 e 2012 Brasil: apresentou Mecanismo de Desenvolvimento Limpo – incentivo para que empresas de países industriais invistam em projetos de redução de emissões nos países em desenvolvimento Relatório Stern (2006): análise que avalia custos em dez anos para estabilizar emissões, custo: 1% do PIB mundial até 2050 (US 7 trilhões)
Fracasso: Copenhagen (2009)
Fim do mundo? Já se atingiu um ponto irreversível segundo James Lovelock (autor da teoria Gaia)? Políticas públicas que mostram capacidade de reversão do cenário pessimista: Transporte público Carros híbridos Neutralização do carbono Posição do Brasil: matriz energética relativamente limpa (produção hidreelétrica 84%), potencial energético alternativo (biocombustíveis, energia eólica, solar). Onde entra o pré sal? Problemas do Brasil: relação entre expansão do etanol e produção dos alimentos; em outras palavras: segurança alimentar; queimadas, desmatamento. Políticas públicas em andamento:Programa Nacional de Produção e uso de Biodiesel,