Lagoa da Jansen
ECOLÓGICO DA
LAGOA DA JANSEN
“Laguna da Jansen”
A “Lagoa da Jansen” (que em termos geográficos é na verdade uma laguna, devido à ligação permanente com o mar) foi formada a partir da construção da Avenida Maestro João Nunes em 1975, atual Avenida
Ana Jansen, surgindo, dessa forma, pela retenção das águas do igarapé Ana Jansen, sendo inundados 140 hectares de manguezal.
O Parque Ecológico da Lagoa da Jansen foi criado pelo Decreto
Estadual nº 4.878, de 23 de junho de 1988, e está localizado no município de São Luís, capital do Estado do Maranhão, entre os bairros do São Francisco, Ponta D’areia, Renascença I e II, e Ponta do Farol.
A Lagoa da Jansen se encontra em uma região urbanizada, totalmente habitada em seu perímetro marginal, rodeada por pavimentação de calçadas, ciclovias e estradas asfaltadas.
Em seu entorno encontram-se moradias em forma de casa e edifícios, além de prédios comerciais, bares e restaurantes.
IMPACTOS
SOTERRAMENTO DE MANGUEZAIS
• Inicialmente a construção das Avenidas
Colares Moreira e Maestro João Nunes interromperam os cursos de drenagem, criando a laguna e soterrando os 140 hectares de manguezal anteriormente existentes no local.
USO INDEVIDO DA ÁREA
Algumas residências, por exemplo, encontramse muito próximas à laguna, havendo, inclusive, quem tome parte da área para si através de cercamento indevido.
Em uma área próxima à quadra de tênis, aos finais de semana, a população que frequenta os bares do entorno estaciona os carros em cima de uma área do Parque
Ecológico da Lagoa da Jansen, que anteriormente era gramada, com total descuido e agressão ao ambiente.
POLUIÇÃO DAS ÁGUAS
Habitações, condomínios e estabelecimentos comerciais vem sendo apontados como responsáveis por utilizar para descarte clandestino de esgoto a rede pública de drenagem de águas pluviais, cujos pontos estão distribuídas em todo o perímetro da laguna.
CONTAMINAÇÃO POR RESÍDUOS
• Foram