Lagartos Cordylus
Publicado em 12/11/2014 por BodhiSattva Arjuna
Se dragões existiu um dia, então esses eram seus parentes distantes.
Essas criaturas incríveis tem uma família dee cerca de 70 espécies. Eles são lagartos do dia, tem diferentes tamanhos que variam de 12 a 70 cm.
Cordylus é um gênero de lagartos africanos da família Cordylidae. Os lagartos dessa espécie possuem escamas pontiagudas, muitas vezes formando uma couraça que protege o corpo do animal. Eles são todos africanos e a maioria vive no chão e nas pedras, mas há também espécies arborícolas ou cavadoras de tocas. São também ovovivíparos e algumas espécies vivem em grupos. Assim como muitos tipos de lagartos, os cordilos podem ser criados em cativeiro.
Eles vivem em regiões rochosas e áridas da África do Sul, também são encontrados na ilha de Madagascar. Estas incríveis criaturas vivem nos desertos rochosos e semi-desertos, cerrados, savanas. Muitas vezes, lagartos habitam os afloramentos rochosos de pedras aluviais.
A parte de trás e na cauda são castanhas a castanho-claro, com barras transversais irregulares marrom escuro, e às vezes com uma faixa central escura. Existem numerosas, pequenas manchas amarelas ao longo das costas e na cabeça. Devido a sua cor ,muitos o chamam de cordylus ouro.
(Cordylus Campbelli)
Usam como refugio as rachaduras nas pedras, buracos.
Quando se sente ameaçado ele se enrola vira uma “bola”, seu ponto fraco é o abdômen. Alguns deles no momento do perigo eles se espreita entre as frestas das pedras, agarrando-se com as garras e incham, para não ser puxado para fora.
Na natureza, certos tipos cordylus se alimentam de insetos e outras espécies são completamente herbívoros.
Determinar o sexo eles é quase impossível. Mas, geralmente a fêmea é menor do que os machos e as fêmeas tem a cabeça mais leve com a forma triangular distinta. Os machos atingem a maturidade sexual aos três anos.
(Cordylus campbelli)
(Cordylus campbelli)