LADYS First Marketing
Muito se fala em empreendedorismo nos dias atuais, porém são poucos os que realmente entendem o sentido real do termo. A palavra empreendedor, (entrepreneur) tem origem francesa e quer dizer aquele que assume riscos e começa algo novo. Segundo este autor: “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos em materiais.” (SCHUMPETER, 1949, Apud Dornelas, 2000, p. 37).
Já este diz “que o empreendedor é aquele que cria um equilíbrio, encontrando uma posição clara e positiva em um ambiente de caos e turbulência, ou seja, identifica oportunidades na ordem presente.” (KIRZNER,1973 Apud Dornelas, 2000 p. 37). As duas opiniões expõem duas características do empreendedor: O empreendedor quebra paradigmas, o empreendedor cria as suas próprias oportunidades.
1.1 A Pessoa do Empreendedor
Tempos atrás, acreditava-se que o empreendedor era um indivíduo predestinado ao sucesso dos negócios. Hoje em dia acredita-se que o empreendedorismo pode ser ensinado para outro indivíduo, portanto não se trata apenas de um dom, mas sim de uma habilidade, adquirida por qualquer pessoa. Existem várias habilidades que uma pessoa para ser empreendedora poderá desenvolver: habilidades técnicas que envolvem saber escrever, saber ouvir e captar informações, saber falar, ser organizado, saber liderar e trabalhar em equipe; habilidades gerenciais que incluem a criação, desenvolvimento e gerenciamento de uma nova empresa (marketing, administração, finanças, operacional, produção, tomada de decisões, controle das ações das empresas e ser um bom negociador); e algumas características pessoais como: disciplinado, assumir riscos, ser inovador, ser orientado em mudanças, ser persistente e ser um líder visionário. O talento do empreendedor resulta da percepção, direção, dedicação e muito trabalho.
2. CAPACIDADE