Lacunas da lei
Em Nova Friburgo.
Aluna: Patricia Cavalcanti Silva Curso: Direito
2º periodo
Turno:noite
Disciplina: Sociologia Jurídica
Professor: Hugo
INTRODUÇÃO:
É com pesar que estamos assistindo nos últimos dias uma campanha de entidades de classe contra o aumento do numero de vereadores na nossa cidade Nova friburgo, aliás, estranha esta posição, pois pelo nome que carrega deveria enxergar os pilares básicos da sociedade em que vivemos e respeitar a historia da democracia que foi construída com a participação do povo através de seus representantes escolhidos de forma livre e principalmente consciente.
O que essas entidades mais alguns órgãos de comunicação estão fazendo é induzir a população ao erro e principalmente deixar o povo mais simples, os bairros menos populosos e mais afastados sem representação, sem direito ao contraditório, sem qualquer possibilidade de defesa de seus interessantes, sejam eles locais ou globais.
Aliás o que estas entidades vem fazendo é um atentado ao regime democrático até aqui estabelecido, desejando tornar o poder legislativo municipal em uma casa regulatoria da pressão e de interesses do empresariado que muitas vezes na historia do nosso Brasil estiveram do lado oposto dos interesses coletivos e individuais de cada cidadão.
Posso até crer que o sistema atual não seja perfeito, mas Churchill já dizia “a democracia é a pior forma de governo, exceto todas as outras que tem sido tentadas de tempo em tempo”. Devemos levar em consideração a historia política brasileira, pois ficará claro que toda vez que se enfraqueceu o poder legislativo ou cerceou sua representação houve grandes rupturas nos direitos do cidadão, desde direitos simples até a privação da liberdade, do pensamento e da manifestação.
Rousseau disse uma vez “todo o poder emana do povo e em seu nome deve ser exercido”, porque então nós vamos privar a população de se ver representada na casa do povo? Sendo esta a