Lactato x Glicose
3.1. Amostra
Para a realização do teste foram escolhidos três alunos do curso de Educação Física da Universidade de Santa Cruz do Sul, sendo que cada um deles possui características diferentes:
Aluno A: Sexo masculino, 19 anos, 1,58 m de altura, 62 kg, pratica exercícios resistidos cinco vezes por semana e eventualmente exercícios aeróbios.
Aluno B: Sexo feminino, 30 anos, 1,58 m de altura, 58 kg, pratica em média três vezes por semana exercícios resistido e uma vez por semana exercício aeróbios.
Aluno C: Sexo feminino, 42 anos, 1,58 m de altura, 62 kg, pratica em média seis vezes por semana exercícios aeróbios e três vezes por semana exercícios resistidos.
3.2 Teste desenvolvido
Foi mensurado o nível de lactato e glicemia dos alunos em estado de repouso através da retirada de sangue e realizada análise em aparelhos portáteis. Após, os alunos realizaram o teste em uma esteira ergométrica durante doze minutos com cargas progressivas. A velocidade inicial da esteira foi de 1,7 mph e a inclinação de 10%, sendo que a cada três minutos a velocidade e inclinação da esteira aumentavam gradualmente e eram aferidos os níveis de lactato e glicemia. Após este período, ocorreu durante nove minutos uma recuperação passiva para o aluno A, e uma recuperação ativa com velocidade inicial e inclinação a 0% para os alunos B e C, tendo também uma mensuração do lactato e da glicemia a cada três minutos.
4. RESULTADOS
Através do teste realizado com os alunos conforme citado anteriormente, chegou-se a resultados variados. Assim, foi possível obter uma resposta do lactato sanguíneo e glicemia durante as variáveis do teste, como o repouso, exercício e sua recuperação, tanto ativa quanto passiva e seus limiares. Esses dados pode-se identificar nos gráficos a seguir:
Gráfico 1.Concentração de Lactato mmol.l
Fonte: Dados obtidos pelo autor.
Gráfico 2. Concentração de Glicemia mg/dl
Fonte: Dados obtido pelo autor.
1.