lacoonte biografia

429 palavras 2 páginas
Laocoonte foi um personagem do ciclo épico sobre a guerra de Tróia.
[editar]Mito
Laocoonte era filho de Acoetes, irmão de Anquises; ele era um sacerdote de Apolo, mas, contra a vontade de Apolo, se casou e teve filhos, Antiphantes e Thymbraeus.[1] Quando Laocoonte estava fazendo um sacrifício a Netuno, Apolo enviou duas serpentes de Tênedos, que mataram Antiphantes, Thymbraeus e Laocoonte.[1] Segundo os frígios, isto aconteceu porque Laocoonte havia arremessado sua lança contra o Cavalo de Troia.[1]
[editar]Arte
Uma das mais importantes esculturas da antiguidade se chama 19 GRITOS, e representa Laocoonte e seus filhos sendo estrangulados por duas serpentes marinhas. Pois havia arremessado sua lança contra o Cavalo de Troia.

Este conjunto se chama Laocoonte e é uma das obras-primas mais admiradas de toda a Antiguidade. Os personagens fazem parte da semi-lendária guerra de Tróia. Os gregos estavam atacando a cidade e um dia colocaram diante das muralhas um imenso cavalo de madeira e fingiram a retirada. O sacerdote troiano Laocoonte advertiu seus compatriotas de que poderia ser um truque. Não lhe deram atenção e o cavalo foi trazido para dentro. À noite, os soldados gregos saíram do bojo do cavalo e dominaram Tróia de surpresa. Como a deusa Atena estava do lado dos gregos, resolveu se vingar de Laocoonte por ter quase atrapalhado seus planos. Duas serpentes gigantescas saíram do mar e envolveram Laocoonte e seus filhos. A escultura os imagina no momento mais doloroso de sua agonia.
O homem, enlaçado pelas serpentes que o envolvem, luta, contorce-se, curva-se. Mas, os filhos, ainda fracos e inexperientes, sem envergadura para a luta, são facilmente esmagados pelo aperto. Laocoonte consegue afastar o abraço compressor do réptil. A criança deixa-se facilmente asfixiar no círculo cada vez mais apertado da serpente. E o pai sente a impotência em não poder auxiliar aos filhos. E o desespero pinta-se no seu semblante de lutador.
Vale a pena observar com atenção a

Relacionados

  • ESTÉTICA
    27875 palavras | 112 páginas