Laboratório MRU
Disciplina: Laboratório de Mecânica Básica I
Professor: Emerson Ferreira de Almeida
Sistema de referencial e movimento, movimento retilíneo uniforme, aceleração e movimento uniformemente acelerado (Parte 1)
Acadêmico: Rafael Vinícius Vasconcelos Ferreira
Curso: Licenciatura em Física
Sobral-Ce
02 Julho de 2015
Universidade Estadual Vale do Acaraú
Laboratório de Mecânica Básica I
Rafael Vinícius Vasconcelos Ferreira
Sistema de referencial e movimento, movimento retilíneo uniforme, aceleração e movimento uniformemente acelerado
Introdução
Na natureza tudo está em constante movimento, nós seres humanos, por exemplo, nos deslocamos para nossos trabalhos, escolas, casas e vários outros locais, nesses trajetos que fazemos, por vezes nossos deslocamentos sofrem alterações durante o percurso (semáforos, buracos), nos obrigando a utilizar os diversos tipos de movimentos.
O ramo da física que se preocupa em descrever os movimentos dos corpos, sem considerar suas causas, chama-se cinemática, que é uma divisão da mecânica (ramo da física destinado ao estudo dos movimentos e as condições em que se realizam).
No experimento em questão, o movimento em estudo foi o movimento retilíneo, onde estudaremos o movimento de um carrinho deslocando-se sobre um trilho.
Fundamentação Teórica
Nos estudos da cinemática dizemos que um corpo pode estar em movimento em relação a um certo observador ( um certo referencial) e está em repouso em relação a um outro observador ( um outro referencial), ou seja se há ou não movimento depende do referencial escolhido.
De acordo com a trajetória, que é o conjunto de posições ocupadas por um ponto material ao longo do tempo, os movimentos podem ser classificados da seguinte maneira:
Movimento retilíneo: quando a trajetória é uma reta e pode subdividir-se em:
Movimento Retilíneo Uniforme (MRU): é aquele em que a velocidade escalar instantânea é diferente de zero, de modo que o móvel sofre variações de