Laboratório física
Para realizarmos as aferições utilizamos o paquímetro e o micrômetro como ferramentas de medição. Os materiais medidos foram: Caneta, esfera, fio de cabelo, caixa do micrômetro e um aparelho celular. Para nos auxiliar na medição do fio de cabelo usamos uma folha de papel e um durex. A aferição dos corpos foram realizadas em sala de aula. Foram realizadas 30 medições em cada um, de maneira tal, onde pudéssemos encontrar uma margem de erro dentro do esperado.
5.1 O volume da caneta/lápis A caneta, como todo sólido geométrico, possui um volume que determina a sua capacidade. Ela possui uma base no formato de circunferência de raio r e uma altura h. Seu volume é dado através da multiplicação entre a área da base no formato circular e a medida da altura h.
V = π * r² * h
5.2 O volume do fio de cabelo O fio de cabelo humano possui dimensões médias aproximadas de m a m. Estas medidas são representadas por uma unidade de medida bastante pequena e difícil de ser encontrada. Para medirmos a dimensão do fio de cabelo da colega utilizamos além do micrômetro, uma folha de papel e corretivo para fixá-lo, facilitando assim a sua medição. O comprimento do fio de cabelo foi medido com a ajuda do paquímetro.
O cálculo do volume é dado através da fórmula:
V = π * r² * h
5.3 O volume da esfera
Esse corpo circular possui inúmeras aplicações cotidianas. Seu volume depende do tamanho do raio, que é à distância do centro da esfera a qualquer ponto da extremidade. A fórmula matemática utilizada para determinar o volume da esfera é a seguinte:
5.4 O volume da caixa do micrômetro
O volume de uma caixa em forma de bloco retangular é calculado pelo produto das suas três dimensões:
V = A * C * L
A = altura; C = Comprimento; L = largura
5.5 O volume do celular
Da mesma maneira que a caixa do micrômetro lembra um bloco retangular, ocorre com o celular, ou seja, a medida do celular será calculado de