Laboratório de química separação de misturas
Na natureza, raramente encontramos substância puras. Assim, para obtermos uma determinada substância, é necessário usar métodos de separação. O conjunto de processos físicos que não alteram a natureza das substâncias é denominado análise imediata. Para cada tipo de mistura heterogênea ou homogênea - usamos métodos diferentes. Alguns desses processos podem ser realizados em casa, porém outros exigem um equipamento apropriado, encontrado em laboratórios.
As misturas heterogêneas podem ser desdobradas em seus componentes por processos mecânicos, tais como a peneiração, separação magnética, filtração (simples ou a vácuo), levigação (em que corpos mais densos são separados pelo arraste causado por um liquido que leva os corpos menos densos), decantação (que utiliza a deposição conforme a densidade), centrifugação, que explora a decantação com auxilio mecânico, e outros.
O ferro pode ser separado da areia com o auxílio de um ímã. Esse processo é denominado atração magnética.
Utiliza-se um líquido que irá dissolver apenas um dos componentes da mistura. Esse processo é denominado dissolução fracionada.
Decantação (sólido-líquido) é utilizada para separar substâncias presentes em misturas heterogêneas envolvendo sólidos e líquidos ou líquidos imiscíveis (Que não se misturam – Água e óleo, por exemplo) que têm densidades diferentes.
A fase sólida (barro), por ser mais densa, sedimenta-se, ou seja, deposita-se no fundo do recipiente, e a fase líquida pode ser transferida para outro frasco. A decantação é usada, por exemplo, nas estações de tratamento de água.
A fase sólida é retida no papel de filtro, e a fase líquida é recolhida em outro frasco.
Decantação (líquido-líquido) é utilizada para separar líquidos imiscíveis com diferentes densidades ou ainda sólidos não-dissolvidos em líquidos.
A decantação pode ser feita de uma maneira rudimentar, utilizando-se um sifão.