laboratório de física 2
2012
Prática 1
1. Título
Massa específica
2. Objetivos
O objetivo desta prática é essencialmente o aprofundamento da teoria de erros no laboratório de Física. Isto será feito tendo-se os seguintes objetivos:
A) Calcular a massa específica de paralelepípedos de alumínio;
B) Empregar os conceitos de algarismos significativos na leitura de régua, paquímetro, micrômetro e balança eletrônica;
C) Calcular o valor médio e o desvio médio das massas especificas obtidas.
3. Material Utilizado
Balança eletrônica
Paquímetro
Blocos de alumínio
4. Procedimento Experimental Primeiramente medimos largura, profundidade e altura de quatro amostras de alumínio. Após a medição estes também foram pesados. Com estes dados foi possível calcular o volume dos blocos e, consequentemente, a densidade absoluta dos mesmos. Para o cálculo da densidade era necessário saber os valores da largura, comprimento e altura e suas massas, por isso as mesmas foram aferidas anteriormente. A densidade absoluta é calculada como a razão entre a massa de um corpo e seu volume. µ=m/v Também foi calculado o desvio absoluto e o desvio relativo, onde o desvio absoluto é calculado por:
Onde é o erro da balança e do paquímetro, é a massa obtida e a, b, c são respectivamente altura, largura e profundidade. Alem de calcular o desvio absoluto, foi calculado o desvio relativo sendo este o valor mais provável da grandeza e obtido pela razão entre a densidade com o desvio absoluto.
5. Obtencão e analise dos resultados A tabela a seguir apresenta os valores de altura, largura e profundidade e massa dos corpos de alumínio, assim como o desvio da balança (0,01g) e do paquímetro (0,025cm).
GRANDEZA
VALOR MAIS PROVÁVEL
DESVIO
BLOCO 1
m1 (g)
29,31
0,01 a1 (cm)
3,000
0,025 b1 (cm)
1,900
0,025 c1 (cm)
1,900
0,025
BLOCO 2
m2 (g)
39,09
0,01