Laboratório de Física 2 FESP
Fenômenos eletrostáticos
Primeira Experiência
Física Geral II
Engenharia Civil
Fenômenos eletrostáticos
Objetivo:
a) Verificar a existência de dois tipos de carga elétrica.
b) Processos de eletrificação.
Fundamentos teóricos:
Carga elétrica.
A carga elétrica ou carga eléctrica é uma propriedade física fundamental e é esta propriedade que determina algumas das interações eletromagnéticas.
Esta carga está armazenada em grande quantidade nos corpos ao nosso redor, mas a percepção dela não ocorre facilmente. Acredita-se na existência de dois tipos de carga, positiva e negativa, que em equilíbrio não são perceptíveis. Quando há tal igualdade ou equilíbrio de cargas em um corpo, diz-se que está eletricamente neutro, ou seja, está sem nenhuma carga líquida para interagir com outros corpos. Um corpo está carregado quando possui uma pequena quantidade de carga desequilibrada ou carga líquida. Objetos carregados interagem exercendo forças uns sobre os outros.
Entre partículas elétricas existem forças gravitacionais de atração devido às suas massas e forças elétricas de atração ou repulsão devido às suas cargas elétricas. Aqui, as forças gravitacionais podem ser desprezadas, pois a massa de uma carga elétrica é ínfima. A força gravitacional só é perceptível quando há a interação entre corpo de massas de grandes proporções, como por exemplo os astros.
Todas as partículas elementares eletrizadas possuem diferentes cargas elétricas em valor absoluto. As partículas elementares são o próton, o elétron, o nêutron e o fóton
Princípios da Eletrostática.
Princípio da atração e da repulsão
Corpos com cargas de sinais iguais tendem a repelir e corpos com cargas de sinais diferentes tendem a atrair quando aproximadas (havendo trova de cargas elétricas).
Princípio da Conservação das cargas elétricas
Esse princípio da conservação das cargas elétricas vale para sistemas que não trocam cargas elétricas com