LABORATÓRIO DE ENSINO DE QUÍMICA
A experimentação é percebida como compreensão dos conhecimentos escolares, a partir da realização da atividade experimental se instala a problematização e a dúvida. Ao realizar experiências reforça-se o conteúdo dado e os alunos entendem que a aula experimental facilita a memorização e a compreensão da teoria. Segundo os alunos “vendo e fazendo experimentos se aprende muito mais fácil”, então ao se instalar a problematização e a dúvida não restariam lacunas a respeito da importância sobre os conceitos. A experimentação pode propiciar situações que os alunos se envolvam por completo, organizem o pensamento, percebam outras possibilidades, construam os próprios argumentos.
As aulas de laboratório podem contribuir à construção de novas aprendizagens e dar significado ao que se está aprendendo, refletindo e indo além da teoria e da experimentação.
Para que a aula experimental seja desencadeadora de aprendizagens é preciso desafiar noções prévias e tornar o conhecimento mais complexo através da problematização os alunos aprendem a refletir.
Estratégia para aula experimental sobre propriedades ácidas e básicas
Aula experimental: identificar se as substâncias têm propriedades ácidas ou básicas a partir da execução do experimento. Estimular a observação do evento, registrar o acontecimento passo a passo, identificar cada etapa da mudança de cor das substâncias observadas e aplicar questionário sobre os resultados.
Roteiro experimental
Materiais
-flores de hibisco
-liquidificador
-filtro de papel
-vinagre
-limão
-sal
-sabão em pó
-4 copos plásticos de 50 ml
-1 copo plástico de 200 ml Procedimento experimental
- separe as pétalas de 12 flores de hibisco e bata no liquidificador com 200 ml de água.
- passe a mistura pelo filtro de papel e reserve a solução filtrada.
- divida a solução filtrada nos quatro copos de 50 ml.
- no 1° copo acrescente gotas de vinagre até a mudança de cor
- no 2° copo