Laboratório de Agregados
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
RELATÓRIO 1 – AGREGADOS
CAXIAS DO SUL
1. INTRODUÇÃO
Agregados são partículas sólidas, minerais (fragmentos de rocha), e inertes. Podem ser classificados de acordo com sua origem (natural ou artificial), dimensões (agregados graúdo ou miúdo, ou materiais pulverulentos), ou levando-se em conta sua massa específica (agregados leves, normais ou pesados). São de extrema importância para a construção civil na elaboração de concreto e argamassa, em função de terem um custo relativamente reduzido, melhorar a resistência à abrasão superficial, e reduzirem a variação volumétrica da mistura.
2. OBJETIVO
Melhor compreender os conceitos teóricos vistos em sala de aula através de experimentos práticos desenvolvidos em laboratório, onde o aluno pode ter contato com os principais agregados usados na construção civil, adquirir mais conhecimento sobre suas propriedades, e assim, possibilitar um aprendizado completo ao aluno.
3. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
3.1 Massa Unitária
3.1.1 Importância
O ensaio de massa unitária nos diz a quantidade de agregado que existe em um dado volume. O cálculo é feito pela relação entre sua massa e seu volume – sem compactar. Essa propriedade permite a transformação dos traços de peso para volume e de volume para peso.
3.1.2 Método de Ensaio
Realizamos o ensaio com dois tipos de agregado: areia fina (agregado miúdo) e brita 1 (agregado graúdo).
Iniciamos o procedimento medindo as dimensões do recipiente que usamos para armazenar os agregados, com o auxílio de uma régua - usamos essa informação para calcular o volume. Em seguida, fizemos a pesagem do mesmo – tara. Posteriormente, demos início ao processo de encher o recipiente com brita 1, com o auxílio de uma pá. Nesse procedimento, tomamos o cuidado de colocar todas as medidas de brita 1 de uma mesma altura de 10cm, isso para não adensar o material durante