Laboratório Buck
Montar e analisar o funcionamento do conversor buck, conversor abaixador, bem como analisar os sinais obtidos, do circuito, em laboratório.
2. DESCRIÇÃO
Um conversor buck, conversor abaixador, é um circuito eletrônico utilizado para converter uma tensão cc (corrente contínua) em outra tensão cc de valor mais baixo.
É similar ao conversor boost (elevador) e é um tipo de Fonte chaveada.
Figura 1. Esquemático de montagem do conversor buck.
Quando a chave CH1 está aberta, não há transferência de energia da fonte de tensão (que pode ser uma bateria ou uma outra fonte cc) para o restante do circuito. No passo seguinte, enquanto a chave CH1 está fechada, a corrente flui diretamente através do indutor L1 para a o capacitor C1, que estando em paralelo com o resistor RL, produz sobre ele uma tensão de saída Vs; nesta condição o diodo D1 fica cortado. Quando a chave é aberta , a energia acumulada no indutor força para que continue circulando uma corrente atuando na carga de saída RL.
A diferença entre este conversor e o conversor boost é que o buck entrega a energia diretamente para a saída.
Observe que CH1 está representado como um interruptor ou chave, para simplificar, mas que na prática pode ser substituido por um transistor, MOSFET, TRIAC ou outros dispositivos mais indicados para trabalho contínuo em altas frequências, obviamente dimensionados e com circuitos de proteção, controle de chaveamento, etc.
Para fazer o comando da CH1, que no caso foi utilizado um MOSFET, utilizou-se o circuito do modulador por largura da pulsos 3525 em que entrega pulsos a alta freqüência fazendo o MOSFET trabalhar adequadamente.
Importante detalhe no circuito e que foi utilizado uma bateria de 13,7V para alimentar o circuito buck tendo assim alimentação independente do gerador de pulsos.
3. MATERIAIS UTILIZADOS
Através dos equipamentos descritos a seguir, foram obtidas as formas de onda requeridas:
Fonte de tensão/corrente contínua
1 x