laboratorio
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIENCIAS CONTABEIS.
GESTÃO COMERCIAL
GESTÃO DE SERVIÇO E VAREJO
AQUIDAUANA-MS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CIENCIAS CONTABEIS.
CAMILA DA SILVA GIRARD CARNEIRO – RA 366569
CLAUDIANI LOESIA – RA 3799707
FELIPE MEDEIROS RAVAGLIA – RA 388851
GENEZIO FRUTOS DE ARRUDA RA 349089
MARIA DE LOURDES GIRARD CARNEIRO – RA 372486
GESTÃO COMERCIAL
GESTÃO DE SERVIÇO E VAREJO
Trabalho solicitado para fins de avaliação da ATPS Contabilidade Geral do 4° semestre do curso de Gestão comercial.
AQUIDAUANA-MS
2013
1. Introdução
O Brasil tornou-se, nas últimas décadas, uma economia na qual o setor Serviços representa quase dois terços do emprego urbano metropolitano e responde por mais da metade do PIB, numa trajetória semelhante à evolução econômica dos países desenvolvidos. No âmbito da economia mundial, a expansão das atividades de serviços constituiu uma das mais importantes mudanças introduzidas no cotidiano humano no século XX.
Então, o objetivo deste trabalho é apresentar a evolução dos setores de serviço e comércio, direcionado aos estudantes do curso, onde ele será importante para ampliação dos assuntos desenvolvidos em sala de aula. Neste relatório estão descritas as informações levantadas na pesquisa efetuada pelo grupo no segmento de serviço e varejo e a pesquisa de campo realizada com uma empresa do segmento de serviços.
Para Bernadino (2004, p.28), “mais do que nunca, os varejistas agora percebem que o que diferencia o varejo é o serviço, que na maioria das vezes é prestado não por máquinas, mas por pessoas”. Por isso a busca pelo aumento do nível de qualidade é intensa, e a maneira encontrada para mensurar a qualidade é a percepção do cliente. Ou seja, um produto de qualidade é aquele que atende e supera as expectativas do cliente.
2. Relatório da Etapa 1
O setor de serviços evoluiu muito na década de