Laboratorio VENTURI
Realizar um experimento utilizando um Venturi também conhecido como tubo de ar demonstrando na pratica o principio de Bernoulli que descreve o comportamento de um fluido sem viscosidade movendo se ao longo de uma linha de corrente, verificando se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa e se a pressão do fluido diminui, e entender como funciona a cavitação, nome que se dá ao fenômeno de vaporização de um líquido pela redução da pressão, durante seu movimento a uma temperatura constante.
Introdução
Para todo fluido no estado líquido pode ser estabelecido uma relação entre pressão e temperatura em que ocorre a vaporização. No teorema de Bernoulli observamos que um fluido escoando, ao ser acelerado, tem uma redução da pressão, para que a sua energia mecânica se mantenha constante, então, ocorrerá à vaporização local do fluído, formando bolhas de vapor, este fenômeno dá-se o nome de cavitação.
A cavitação é comum, em bombas de água e óleo, válvulas, turbinas hidráulicas, pistão de automóveis entre outros. Ela deve ser evitada pois causa prejuízos devido a erosão causada nos materiais utilizados para fabricação desses componentes.
Essas bolhas normalmente se formam, devido a baixa pressão, e chegarão em uma determinada parte onde a pressão é maior, e assim, ocorrerá a implosão dessas bolhas, e se a região onde ocorre for próximo a superfície sólida, as ondas de choques provocadas pelas implosões, podem com o tempo provocar deslocamento do material da superfície, originando uma cavidade ou erosão localizada.
Descrição do Experimento
O experimento Venturi consistiu em utilizar o principio de Bernoulli para relacionar a velocidade com a pressão, baseando se em que quando tivermos um fluido dentro de um tubo fechado em movimento com certa velocidade, temos uma baixa de pressão, com o experimento realizado em laboratório observamos esta queda de pressão que pode ser utilizada para que posassem definir a velocidade deste determinado