LABORATORIO PONTE SALINA
RELATÓRIO EXPERIMENTAL DE PONTE SALINA
PROFESSOR: GUILHERME SIMÕES
Objetivo
Por intermédio do estudo do experimento clássico da Pilha, estudar e entender a eletroquímica como resultado da tendência das substâncias em receber ou doar elétrons, formando íons e culminando na criação de corrente e outros fenômenos elétricos.
Introdução
As reações redox ou de oxirredução, estão entre as reações químicas mais importantes. Estas reações acontecem em uma grande variedade de processos importantes incluindo a produção de metais, armazenamento de energia, corrosão e proteção de metais, respiração de animais, etc.
Estas reações ocorrem nas células eletroquímicas que podem ser de dois tipos: 1-células galvânicas ou voltaicas, onde reações redox espontâneas, fornecem energia que é utilizada para realizar trabalho elétrico e; 2- células eletrolíticas, onde reações redox não espontâneas ocorrem, ou seja, energia elétrica é requerida para induzir o processo de eletrólise. Ambos os tipos de células contém eletrodos onde, reações de oxidação e de redução acontecem. A oxidação ocorre no eletrodo denominado de anodo e a redução ocorre no eletrodo chamado de catodo.
Enquanto nas reações ácido-base ou de neutralização acontecem devido a transferência de íons H+, nas reações redox tem-se a transferência de elétrons.
Materiais e Reagentes
CuSO4 , ZnSO4 0,1, lâminas de zinco metálico e duas e de cobre metálico, multímetro, lixa.
Procedimento
Em 2 béqueres, colocar respetivamente, solução ZnSO4 e uma solução CuSO4;
• Limpar com uma lixa a superfície dos eletrodos de zinco e cobre lavar bem com água destilada;
• Unir os dois béqueres com a ponte salina e introduzir o eletrodo metálico na solução do cátion correspondente;
Ligar os terminais nos eletrodos e anotar a tensão.
Resultados e Discussão
À medida que a reação vai ocorrendo poderemos fazer as seguintes observações. O eletrodo de zinco vai se