laboratorio materiais
Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (CCET)
Curso de Engenharia Civil
LABORATÓRIO DE MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (CIV0206)
Prof.ª Msc. Juliana Alves de Lima Senisse Niemczewski
Relatorio I
Assunto: AGREGADOS PARA ARGAMASSAS E CONCRETOS
Introdução;
Os agregados são materiais granulares, sem forma e volume definidos. Ocupam de 60% há
80% do volume total do concreto, portanto sua qualidade é de grande importância para a qualidade final do mesmo. As características dos agregados que mais se destacam para a fabricação do concreto são: porosidade, composição granulométrica, absorção de água,forma e textura superficial das partículas, resistência à compressão, módulo de elasticidade e os tipos de substâncias deletérias presentes. Essas características dos agregados influem nas propriedades do concreto. No estado fresco podem afetar sua coesão, consistência e lhabilidade e no estado endurecido a resistência à compressão, estabilidade dimensional, durabilidade, resistência à abrasão e aspecto visual.
Objetivo;
Dentro deste conteúdo tivermos conhecendo os mais usuais e variados tipos de agregados empregados dentro da área da contrução civil, assim também tendo como conhecimento quais são os testes e ensaios usados para sabermos com que tipo de agregado está lidando.
Atividades desenvolvidas;
Massa unitária
Importância;
Massa unitária de um agregado é a relação entre sua massa e seu volume sem compactar, considerando-se também os vazios entre os grãos.
Utilizado na transformação de massa para volume com vazios entre os grãos de agregados.
Aplicação em concreto dosado em volume e para controle de recebimento e estocagem de agregados em volumes. A massa unitária também serve como parâmetro para classificação do agregado quanto à densidade.
Método de ensaio;
Escolhemos trabalhos com o agregado graúdo contido era pedrisco mais brita 0 e agregado miúdo contido era areia media.
O ensaio