Laboratorio Materiais de Construcao IV Tamires
CTC – TCE – TEC
Materiais de Construção VI
Professor: Rogério Cortez
Laboratório
Tensão de ruptura de tijolos e madeiras
Relatório realizado a partir das práticas laboratoriais feitas no dia 13 de abril. Consiste em demonstrar dados obtidos sobre a tensão de ruptura a compressão de tijolos e madeiras e analisá-las de acordo com práticas utilizadas na construção civil.
Aluno:
Tamires
Matrícula:
Niterói
Maio/2015
1) Introdução:
Foi feita a verificação da resistência a compressão de seis tijolos e três diferentes tipos de madeira. A partir de normas brasileiras, os procedimentos foram cuidadosamente realizados a fim de obtermos um resultado coerente e aceitável de acordo com práticas da construção civil. Além disso, aprendemos em que situação aceitar ou não a entrega de um lote de tijolos, os processos para o preparo de um bom tijolo e como o mesmo se comporta quando aplicada um carga de compressão sobre ele.
2) Tijolos:
2.1) Tipos de Tijolos Os tijolos são classificados quanto a sua função em uma determinada obra e sua resistência. O tijolo com furos na horizontal é o tijolo para a vedação, com uma resistência mínima recomendada de 1MPa. O segundo tipo, é o tijolo com furos na vertical, também chamado de tijolo estrutural com resistência recomendada entre 2MPa e 10MPa.
2.2) Análise visual dos lotes de tijolos do caminhão:
Um caminhão comum comporta em media quatro mil tijolos e, dentre eles, são retirados dois lotes de 13 tijolos escolhidos de forma aleatória no inicio e no final do carregamento.
A primeira verificação é feita quanto à quantidade de tijolos quebrados ou trincados. Depois, analisa se os tijolos estão com as arestas vivas e som vítreo. Caso o tijolo emita um som vitrificado, e não vítreo como é conveniente, este estará muito cozido e a massa não ira aderir ao mesmo, pois ele absorverá pouca água. Deve-se analisar também o grau de empeno, se 4 tijolos ou mais tiverem mais de 3 mm, o