Laboratorio de quimica
1. INTRODUÇÃO 3
2. OBJETIVO 5
3. MATERIAS E REAGENTES 5
4. PROCEDIMENTOS 5
5. RESULTADOS E DISCURSÃO 6
6. CONCLUSÃO 7
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 8
8. ANEXO 1 – QUESTIONÁRIO 9
INTRODUÇÃO
Ácidos e bases (também chamadas de álcalis) são costumeiramente lembrados como substâncias químicas perigosas, corrosivos capazes de dissolver metais como se fossem comprimidos efervescentes. Mas a presença dos ácidos e base na nossa vida cotidiana é bem mais ampla e menos agressiva do que se imagina.
Eles também são componentes usuais de refrigerantes, alimentos, remédios, produtos de higiene ou cosméticos. São ainda matérias primas indispensáveis em um vasto universo de aplicações industriais. A tal ponto que a produção de ácido sulfúrico e soda cáustica de um país chega a ser considerada um dos indicadores do seu nível de atividade econômica.
➢ Ácidos
Ácidos são compostos que possuem como íon positivo (cátion) o H+, proveniente de sua ionização em água.
Podemos classificar os ácidos em hidrácidos (ácidos que não contém o átomo de oxigênio) e oxiácidos (ácidos que contem o oxigênio)
Hidrácidos: HCl, HCN, H2S.
Oxiácidos: HNO3, H2SO4, H3PO4.
É possível identificar uma substancia ácida através dos seguintes procedimentos:
– Em função do seu pH (potencial hidrogênio iônico), utilizando o pHmetro ou papel indicador universal. Se o pH for inferior a sete, indica substância ácida, se for menor que sete, substância básica.
– Usando certas substâncias orgânicas, chamadas indicadores químicos. Estas, quando adicionadas à solução problema, indicam sua acidez ou basicidade através da mudança de coloração. Os indicadores mais usados são o azul de bromotimol e a fenolftaleína.
A nomenclatura dos ácidos depende do seu radical negativo. Para nomear os ácidos são observados os seguintes sufixos
|ÁCIDO |SAL |
|. . . ídrico |(hidrácidos) |. . . eto