Laboratorio de Fisica
Engenharia Mecatrônica – Noturno.
Laboratório de Física - II.
Prof. Dr. Júlio César Martins de Oliveira.
Relatório: 03
Resistência Elétrica
Claudivan D. da Silva. RA: 260080683
Denis Roncato. RA: 260080662
Edmar B. Romanini. RA: 260080656
Kaio Ferneda. RA: 260080650
Piracicaba, 04/09/2009
1 - Introdução
Neste relatório vamos entender, como é feita a leitura do valor de um resistor, pelas cores impressas nele e por medição direta (ohmímetro), e também veremos os erros de precisão dos resistores.
2 - Objetivos: Identificar o valor de um resistor utilizando a tabela de código de cores e o ohmímetro.
3 - Fundamentos Teóricos:
3.1 - Resistência Elétrica
Resistência elétrica é a capacidade de um corpo qualquer se opor à passagem de corrente elétrica pelo mesmo, quando existe uma diferença de potencial aplicada. Seu cálculo é dado pela Lei de Ohm, e, segundo o Sistema Internacional de Unidades (SI), é medida em ohms.
Quando uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência à passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistividade elétrica.
A resistência de um condutor depende essencialmente da natureza do material de que é feito, através de uma sua característica chamada resistividade do material que se
Outros factores que determinam a resistência eléctrica de um condutor são as suas dimensões físicas, comprimento e secção.
As dependências referidas são expressas na fórmula que nos permite calcular a resistência de um condutor.
Figura 1: Organograma da Resistência