Laboratorio de Fisica -MANOMETRO
Relatório n° 6
OBJETIVOS Medir a pressão num ponto qualquer de um conduto forçado, através de um manômetro diferencial em “U”, verificando como a pressão varia com o aumento da profundidade, e analisar a reta formada por pontos obtidos experimentalmente, através da regressão linear, a fim de determinar a densidade relativa dos fluidos, no caso, álcool e óleo.
INTRODUÇÃO TEÓRICA
2.1- Fluidos
O termo fluido é usado para descrever um objeto ou substância que deve estar em movimento para resistir a forças aplicadas externamente. Gases e líquidos são exemplos de fluidos e possuem a propriedade de adquirirem a forma do recipiente que ocupam. Quando estão sob a ação de pressão, podem escoar com facilidade.
2.2- Densidade
A densidade (ρ) é uma propriedade específica para cada substância. Ela é obtida como o quociente entre a quantidade de massa “m” e o volume “v” que esta ocupa.
Equação 1: “ρ” é a densidade do fluido, “m”, a massa e “v”, o volume. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade da densidade é kg/m3.
2.3- Pressão em um fluido A pressão é definida como a razão entre o módulo da força perpendicular à superfície e a área sobre a qual vamos aplicá-la: Equação 2: “P” é a pressão no fluido, “F”, a força aplicada sobre ele e “A”, a área na qual essa força é aplicada. A unidade SI de pressão é Pascal (Pa), que equivale a N/m2.
2.4 Manômetros de Coluna de Fluido tipo “U"
Manômetro de coluna de fluido tipo “U" é bastante sensível e consiste em um tubo dobrado em “U”, que contém um líquido apropriado (mercúrio, água, óleo, etc). Um dos orifícios do tubo está aberto à atmosfera e o outro está conectado com o depósito que contém o fluido, cuja pressão se deseja medir. O fluido do recipiente penetra em parte do tubo em “U”, fazendo contato com a coluna líquida.
Os fluidos alcançam uma configuração de equilíbrio da qual podemos deduzir a pressão