Laboratorio de circuitos eletricos 1
Departamento de Engenharia Elétrica
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Laboratório de Circuitos Elétricos I – Prof. Hilton de Oliveira Mota
Pré-Relatório Nº 2 - Circuitos Resistivos: Divisores de Tensão e divisores de corrente
1. Introdução:
Os divisores de tensão e de corrente são utilizados quando se quer limitar a tensão e a corrente em determinado circuito utilizando-se apenas uma fonte de alimentação; para isso, são ligadas resistências em série, para o primeiro caso, e em paralelo, para o segundo.
Divisores de tensão: Os resistores são ligados em série e compartilham da mesma corrente, de modo que a tensão Vs divida em V1 e V2, diretamente proporcional ao valor da resistência.
Divisores de corrente: Os resistores são ligados em paralelo e possuem a mesma tensão em suas extremidades, assim a corrente Is é dividida em I1 e I2, inversamente proporcional ao valor da resistência.
Ponte de Wheatstone
O circuito da ponte de Wheatstone é utilizado para se medir o valor de uma resistência desconhecida, na faixa de 1Ω a 1MΩ. Ele consiste em quatro resistores (umas delas pode ser variada), uma fonte de tensão de corrente contínua e um detector, do seguinte modo: Para determinarmos o valor de Rx, ajustamos o resistor variável R3 até não haver mais corrente no galvanômetro (localizado no centro do quadrado). Assim, o valor da resistência desconhecida é dado por: Rx = (R2/R1)xR3.
Objetivos:
1. Verificar as propriedades dos circuitos básicos para atenuação de corrente e de tensão.
2. Verificar as propriedades da ponte de Wheatstone.
2. Parte Prática:
Material necessário: Fonte de tensão contínua, multímetro e resistores.
Propriedade da divisão de corrente 1. Desenvolva, com base no circuito da figura 4.1, as equações para as correntes I1 e I2.
Utilizando a Lei das Correntes de Kirchhoff (LCK), temos:
Na malha esquerda: Vs+V1-10=0
Na malha direita: V2-V1=0
Substituindo V=RxI:
Na