Laboratorio Aberto
1. Introdução:
Esta visita de estudo, ao laboratório aberto, IPATIMUP, realizada no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, teve como principal objectivo dar-nos a conhecer um pouco sobre o que é o IPATIMUP, e também sobre o que é o DNA e a forma como podemos descobrir a quem pertence o mesmo.
Na primeira parte da visita deram-nos a saber do que se trata o IPATIMUP, e também um breve resume àcerca do DNA. Depois ficamos a conhecer um pouco do que é a Ciência Forense, e as áreas que existem em si. Por fim, fizemos uma actividade experimental denominada: “ Código da Vida: O criminoso”.
2.Desenvolvimento:
O IPATIMUP, Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto, teve a iniciativa de criar “O Laboratório Aberto”.
O laboratório aberto é um espaço que tem como principal objetivo o ensino experimental das Ciências,e este é um espaço acessível a todo o tipo de pessoas. Para aplicarmos o nosso conhecimento àcerca do DNA, fizemos uma experiência cujo o nome era: “O Código da vida: O criminoso”. Nesta atividade o principal objetivo era descobrir, de entre todos os suspeitos que haviam, quem era realmente o criminoso, através da comparação entre o DNA dos suspeitos e do DNA encontrado no local do crime. Foi necessária para a resuloção da actividade a realização de uma electroforese, que é uma técnica usada para separar moléculas com tamanhos e cargas diferentes, ou seja, consiste em aplicar um gel que servirá como matriz para separar diferentes moléculas.
O material necessário para a realização desta actividade foi:
Bata
Micropipetas
Amostras de DNA
Gel de Agarose
Tina de Electroforese
Depois de termos realizado a electoforese, acabamos por concluir que o culpado tinha sido o sujeito 4, acabando assim a actividade laboratorial.
Na segunda parte da visita ficamos a conhecer as ciências forenses, que é o