LABORAT RIO DE ELETRICIDADE APLICADA
TENSÃO ALTERNANDA
Aline Rodrigues RA: 69578
Altamir RA: 76125
Bruno da Costa RA: 73354
Fernando RA: 72146
Gabriela Camargo RA:
Guilherme Romário RA: 74561
Karina Kayoko Tanaka RA: 77835
2014
1. Introdução
Este relatório tem como finalidade mostrar a experiência realizada no Laboratório de Elétrica, com o tema corrente alternado que é uma tensão, cujo valor e a polaridade se modificam ao longo do tempo, ou seja, é a corrente elétrica na qual a intensidade e a direção são grandezas que variam ciclicamente ao contrário da corrente contínua, que tem direção bem definida e não varia com o tempo. Em um circuito de potência de corrente alternada a forma da onda mais utilizada é a onda senoidal, no entanto, ela pode se apresentar de outras formas como, por exemplo, a onda triangular e a onda quadrada.
2. Objetivos da Experiência.
Verificar o efeito da aplicação de corrente alternada sobre os elementos passivos resistor, indutor e capacitor analisando a variação de fase e os efeitos da variação de frequência.
3. Material Utilizado
Computador e software ORCAD
Fonte de Alimentação
Multímetro
Protoboard
Transformador
4. Análise do procedimento.
Figura 1: Exemplo de um circuito elétrico
Cria-se um projeto. Logo em seguida começa a montar um esquemático de circuitos.
Para se configurar a fonte de tensão alternada, o valor da resistência ou o nome de qualquer um dos componentes, deve-se dar um duplo clique sobre o parâmetro a ser alterado, o que fará com que seja aberta a tela mostrada na Fig. 02. Faça a alteração no campo Value e clique em OK.
Figura 2: Display Properties.
Após montado todo o esquemático do circuito, pode-se, finalmente, fazer a simulação do mesmo. Para criar uma nova simulação, clique, primeiramente, em OrCARD, na barra de menus, e, em seguida, em New Simulation Profile. Digite o nome da simulação e aperte em Create. Será, então, aberta a tela mostrada na