labor
Introdução
O processo educativo neste nível de ensino não é tão simples quanto parece e que, da mesma forma que na educação básica, o professor tem de se preocupar com a aprendizagem do aluno.
Introdução
A didática do ensino superior pretende contribuir para a reflexão desse processo de ensinar e aprender, desenvolvendo e compartilhando técnicas para aprimorar a prática educativa.
O processo educativo: a Escola, a Educação e a Didática
Objetivos
Compreender que a escola faz parte de um contexto social e interage a todo tempo com ele. Conhecer e compreender que o contexto histórico e social influenciam os processos educativos e suas práticas. Reconhecer a didática como um campo dos estudos em educação.
Educação hoje: desafios didáticos
Você se lembra como era a escola quando estudou na educação básica? E como ela é hoje? Mudou muito? E o mundo? Entre o período em que você cursou a primeira série do fundamental e seu último ano do ensino superior? Quantas mudanças ocorreram?
Avaliar
Verificar os progressos da aprendizagem; Saber se os recursos e métodos didáticos selecionados e aplicados produzem os efeitos necessários;
Avaliar
A atividade avaliativa é necessariamente reflexiva, não há salto qualitativo para a aprendizagem e para o ensino sem que os processos sejam avaliados.
Avaliar
A aferição é uma parte da avaliação; Quantificar não é a única forma de proferir resultados; Provas padronizadas: as pessoas não aprendem da mesma maneira;
Avaliar
Um único tipo de avaliação é insuficiente para constatar o aprendizado dos alunos; Utilizar mais de um tipo de avaliação é fundamental para garantir que o processo cumpra seu objetivo principal que é avaliar se o sujeito da avaliação – o aluno –