Labirintite
Os sintomas mais comuns da labirintite são a tontura e a vertigem. Outros sintomas também costumam aparecer como náusea (enjoo), emese (vomito), zumbido no ouvido, perda auditiva (parcial ou total) no ouvido afetado e sensação de desmaio.
O indivíduo afetado pela labirintite pode ter um constante zumbido no ouvido, que eventualmente leva a uma perda auditiva temporária até que a infecção seja totalmente tratada. A doença geralmente é causada por uma infecção no ouvido médio ou interno.
Se tratada corretamente e adequadamente e se atacado o verdadeiro mal que causa a doença, a labirintite tem cura na maioria dos casos.
Causas
A labirintite pode ser causada por um vírus, infecção por bactéria, lesão na cabeça, alergia ou reação a um determinado medicamento. Tanto a labirintite viral como bacteriana pode causar perda de audição permanente, embora isso seja raro. Os hipertensos costumam queixar-se desse mal. Apesar de não comprovada, mas a elevação da pressão arterial pode causar Labirintite.
Muitas vezes, a causa da labirintite é uma cinetose, caracterizada por perturbações do equilíbrio causadas por movimentação.
Sintomas:
Os principais sintomas são :
Vertigem;
Náusea
Tontura e desequilíbrio;
Ansiedade;
Movimentos involuntários dos olhos (nistagmo);
Zumbido no ouvido
A náusea, ansiedade e mal estar são devido aos sinais de equilíbrio distorcidos que o cérebro recebe do ouvido.
Complicações
Sintomas de possíveis complicações (raros):
Convulsões;
Visão dupla;