Lab Tec Mat
CURITIBA
2014
TRATAMENTO TERMICO
CURITIBA
2014
Introdução Tratamento térmico é uma sequência de processos que consiste em aquecer e resfriar o material sob condições controladas, com objetivo de alterar a estrutura e suas propriedades mecânicas ou adicionar características que sejam necessárias para a função desejada. Os resultados obtidos dependem de vários fatores como a temperatura, resfriamento, atmosfera e o tempo em que essas etapas ocorrem.
O presente relatório visa demonstrar, passo a passo como são realizados diferentes processos de tratamento térmico no aço SAE 1045 e seus respectivos resultados.
Objetivos
Correlacionar microestruturas x propriedades mecânicas x tratamentos térmicos.
Materiais e Métodos
Foram utilizadas cinco amostras de aço SAE 1045 quatro delas foram levadas ao forno em temperatura de austenitização, permanecendo por 20 minutos. Após tratamento as amostras foram cortadas ao meio e levadas para a lixadeira de bancada, onde foi iniciado o processo de polimento, e em seguida feito o ataque químico com nital para evidenciar a microestrutura. Utilizando o método vickers para medir a dureza de cada amostra, e um microscópio para analisar e salvar as imagens das microestruturas.
Amostras
Como recebida: Peça sem tratamento, recebida diretamente do fornecedor
Recozimento pleno: Resfriada ao forno, com objetivo de uma amostra mais dúctil para facilitar a sua usinagem (grãos grossos).
Normalização: Resfriada em temperatura ambiente, com objetivo de uma amostra mais dura (grãos finos)
Tempera em agua: Resfriamento rápido em torno de 1 a 2 segundos, com objetivo de ter uma estrutura martensitica extremamente frágil (grãos finos com muita tensão).
Tempera em óleo: Resfriamento rápido em torno de 1 a 2 segundos, com objetivo de ter uma estrutura martensitica extremamente frágil (grãos finos com muita tensão).
Diferença tempera em agua e óleo
Agua o