Lab psico relato
MEMÓRIA DE OPERAÇÃO: Situações que exigem um armazenamento rápido, de segundos. Uma amiga antiga veio de Maringá no mês de Junho do ano passado passar as férias em minha casa. Saímos para passear, e ela levou outra amiga que mora também em Curitiba. Minha amiga me apresentou ela e falou seu nome; segundos depois fui chamá-la para perguntar em que bairro ela morava aqui, e consegui lembrar com facilidade, mesmo tendo dificuldades com nomes. Pois, o nome ainda estava ativo na consciência.
MEMÓRIA DE LONGO PRAZO: Quando a informação precisa ser retida por intervalos curtos (alguns minutos) ou durante uma vida inteira. Quando tinha cerca de uns 10 anos, caí na piscina da casa do meu tio, a qual eu não dava pé. Ao cair, lembro perfeitamente que eu abria a boca tentando gritar, mas certamente engolia mais água ainda. Lembro-me dos meus cabelos quando olhava para o lado, e graças a uma pessoa muito especial estou viva. Hoje, meu tio não mora mais nesta casa, mas quando ainda morava, toda vez que ia lá e olhava para a piscina tinha uma sensação ruim, e mesmo que eu não tenha ficado com trauma, naquela piscina eu não conseguia entrar.
MEMÓRIA EXPLÍCITA: Recordar conscientemente fatos ou um evento do passado, sendo esta recordação experimentada como ocorrendo em um determinado tempo e lugar. Fui assistir ao show do Rosa de Saron com minha amiga na casa de shows Momentai, lá ela encontrou o garoto que gostava, e seu pai não deixava ela cumprimentá-lo. O show acabava às 23h00min horas, eram cerca de 22h00min quando desci e falei tudo que ela me pediu para ele.
MEMÓRIA IMPLÍCITA: Memória para habilidades.
Lembro a dificuldade que tinha para andar de bicicleta sem as rodinhas, mas por insistência e pela ajuda de meu pai, consegui e hoje mesmo não andando direto, gosto muito e consigo andar.
MEMÓRIA CONSTRUTIVA: Memória que é construída a partir de inferências bem como das informações de estímulo.
Uma