LAB PMM Relat2 Brinell E Vickers
1866 palavras
8 páginas
INTRODUÇÃOA dureza é uma propriedade mecânica cujo conceito se segue à resistência que um material, quando pressionado por outro material ou por marcadores padronizados, apresenta ao risco ou a formação de uma marca permanente. Os métodos mais aplicados em engenharia utilizam-se de penetradores com formato padronizado e que são pressionados na superfície do material sob condições especificas de pré-carga e carga, causando inicialmente deformação elástica e em seguida deformação plástica. A área da marca superficial formada ou a sua profundidade são medidas e correlacionadas com um valor numérico que representa a dureza do material. Essa correlação e baseada na tensão de que o penetrador necessita para vencer a resistência da superfície do material.
A dureza de um material depende diretamente das forcas de ligação entre átomos, íons ou moléculas, assim como da resistência mecânica. Nos sólidos metálicos e iônicos, como os plásticos, as forcas atuantes entre as moléculas (forcas de Van der Walls) são baixas, e eles são relativamente macios. Os sólidos metálicos e iônicos, devido à natureza mais intensa das forcas de ligação, são mais duros, enquanto os sólidos de ligação covalente são os materiais conhecidos de maior dureza. A dureza dos metais pode também ser aumentada por tratamentos especiais, como adição de soluto, trabalho a frio, endurecimento por precipitação ou tratamentos térmicos específicos. Há uma ligação bastante próxima entre o limite de escoamento dos metais e a sua dureza.
A medida da dureza do material ou da dureza superficial e dada como função das características da marca de impressão e da carga aplicada em cada tipo de ensaio de dureza realizado. Neste laboratório, utilizamo-nos de dois tipos de ensaios de dureza por penetração: Dureza Brinell e Dureza Vickers.
Dureza Brinell (HB)
Este ensaio de dureza foi o primeiro ensaio de penetração padronizado e reconhecido industrialmente. Considere em comprimir uma esfera de aço temperado ou de