kyfuct

433 palavras 2 páginas
Contexto histórico Independência da angola

Angola situada na África Austral acedeu a independência a 11 de novembro de 1975. No meio de uma guerra civil.
A Angola colonizada por Portugal, só conseguiu a sua independência ao prego de muita dor e de muitos sacrifícios. Com o efeito do regime de Portugal, dirigido pelo Prof.ª Oliveira Salazar, não tinha aceitado descolonizar pacificamente as suas ex-colônias. Assim não restou senão combater o colonialismo.
O movimento das forças Armadas Portuguesas (MFA) promoveu um golpe de estado no dia 25 de abril de 1974, a (MFA) derrubando o governo colonialista português e abriu o caminho para a independência das ex-colônias portuguesas.
Ao contrario de Moçambique e de Guine Bissau, as forças angolanas estavam profundamente divididas, quando a novo regime português, quis descolonizar, havia três movimentos de libertação no país; a (FNL), (MPLA) e (UNITA).
Como nessas condições não era possível conceder a independência a Angola, no dia 5 de janeiro de 1975, no Quênia, os três movimentos de libertação de Angola organizaram uma “plataforma de entendimento” no cinema de Moçambique. Em seguida os lideres da FNLA, do MPLA e da UNITA, foram para Portugal negociarem a independência do país. No dia 13 de janeiro de 1975 assinaram com o governo de Portugal o acordo que previa a formação de um exército único e a convocação de eleições gerais antes da independência, marcada para o dia 11 de novembro de 1975.
Infelizmente antes da data prevista para a independência instalou uma guerra civil entre os três movimentos de libertação nacional, a tal ponto que no dia 22 de agosto de 1975, que se tornou impossível realizar eleições no território e proceder à transferência para os angolanos. Com isso não foi estabelecido à paz e em plena guerra civil teve presença de exércitos estrangeiros.
Na véspera da independência pouco depois das 12 horas, ouve uma cerimônia no salão nobre dos governos, perante jornalistas e nenhum cidadão Angolano.

Relacionados