Kyaia
Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo
Licenciatura em Assessoria de Administração, 4º Ano
Kyaia
Relações Económicas Internacionais
Prof. Dr. Hélder Carrasqueira
Ivo Gonçalves nº 16987
Teresa Correia, nº 42093
Alexandra Sarkozi, nº 41588
Olga Untila, nº 42107
Faro, 24 de março de 2014
ÍNDICE
INTRODUÇÃO
No presente trabalho iremos analisar a Kyaia, uma empresa que tem negócios em vários setores, sendo o da indústria do calçado a sua imagem de marca.
Iremos analisar a empresa, caracterizando-a e analisando a sua internacionalização, relações comerciais, concorrentes, investimentos e análise SWOT.
1. Caracterização
O Grupo Kyaia foi criado em 1984 iniciando a sua atividade com um conjunto de 50 colaboradores e uma capacidade de produção de 500 pares de sapatos diários atingindo 125.000 ao ano.
Atualmente constituído por treze empresas, nas áreas industrial, distribuição, retalho, imobiliário e turismo de habitação. Emprega mais de 600 trabalhadores e fatura, no seu todo, mais de 55 milhões de euros tendo a produção de calçado aumentado para as 800.000 unidades anuais.
É atualmente o maior grupo empresarial do sector do calçado em Portugal.
O nome kyaia provém de uma região onde o CEO e fundador fez serviço militar.
Figura - Kyaia LOGO
Nome: Kyaia
Ano de fundação: 1984
Sede: Guimarães
NIF: 505047748
a. CEO
Fortunato Frederico, é um homem que construiu o seu império como muitos outros a nível nacional, através do seu trabalho e ambição. Fortunato Frederico começou a trabalhar aos 14, numa fábrica que produzia calçado para a conhecida camport.
Em 1976, aos 33 anos de idade, decide montar a sua própria empresa, e começa a trabalhar para algumas grandes marcas, mas 8 anos mais tarde arrisca realizar o seu sonho de ter uma grande marca e não produzir para elas. Assim em conjunto com Amílcar Monteiro que ainda hoje é diretor comercial e possível sucessor, fundaram a kyaia