Kusnet - Ator e Metodo Cap 4
QUARTO CAPÍTULO
MEIOS DE CONTATO E COMUNICAÇÃO: FÍSICOS E MENTAIS – ATENÇÃO CÊNICA – CÍRCULOS DE ATENÇÃO – AÇÃO INSTALADORA – DUALIDADE DO ATOR
No capítulo anterior: Agir dentro das “Circunstâncias Propostas” através do “mágico se fosse”. O ator deve visualizar (ativamente, não contemplativamente) as imagens contidas nas Circunstâncias Propostas. Na visualização devemos nos aproximar ao máximo dos detalhes da imagem em questão, e para obter tal riqueza, devemos prestar muita atenção a tais detalhes. Este é mais um elemento do método, a “atenção cênica”.
Para que o ator deixe de estar em estado de “distração” e passe a estar em estado de “atenção”, é necessário que ele se interesse pelos objetivos (necessidades) do personagem como se fossem dele próprio. Para obter tal interesse, o ator deve selecionar, através de sua “atenção cênica”, os detalhes da visualização que possam mais facilmente excitar a sua imaginação e assim atraí-lo para a ação.
Quando a situação cênica exigir sensações e emoções mais agudas, o ator reduzirá sua visualização aos mínimos detalhes mais condensados e excitantes. Quando a ação cênica exigir mais calma e ponderação do personagem, o ator deverá evocar na sua visualização o quadro geral das “circunstâncias propostas”, que trarão um efeito emocional mais ameno. Essa redução e ampliação do quadro geral na visualização são exercidas através de mais um elemento do método: os “círculos de atenção”.
Exercício: estender os braços lateralmente até que eles comecem a desaparecer do seu campo de visão. Olhando sempre para frente, perceber que ao concentrar a atenção em ver o que está à sua frente, quase se deixa de ver os braços e, ao concentrar a atenção em suas mãos, quase não se vê o que está à sua frente. Os “círculos de atenção” podem ser manobrados à nossa vontade.
Os “círculos de atenção” na “visualização” também podem ser manipulados e a visão física pode ser quase eliminada através do uso destas