Kurt Lewin e Mead
Kurt Lewin critica as pesquisas com grupos em laboratórios, habituais na Psicologia Social norte-americana, porque elas isolam os mesmos de seus contextos globais, impedindo a compreensão de seus movimentos. Assim, Lewin sugere alguns novos parâmetros metodológicos que incluem influências da gestalt e a proposta de que a pesquisa seja uma ação-social.
2 - Ao trabalhar o espaço social, Lewin destaca que o clima em que a criança vive é, para ela, tão importante quanto o ar que respira. O grupo a que pertence é o solo em que pisa. Sua relação com esse e sua posição nele constituem os fatores mais importantes do seu sentimento de segurança ou insegurança. Não admira que o grupo de que a pessoa faz parte, e a cultura em que vive, determinen em grande parte seu comportamento e caráter. Considerando estas idéias, a concepção que o autor confere a grupo é a de um conjunto de pessoas:
Que ultrapassa a mera soma de indivíduos, constituindo um todo em que há interdependência entre as partes.
3 - Em relação à obra de Kurt Lewin no que diz respeito à Dinâmica de Grupos, pode-se dizer que:
Uma totalidade dinâmica constitui um conjunto de elementos interdependentes, de tal forma que o todo é diferente da soma das partes.
4 - igual a número 2
5 - A contribuição de Kurt Lewin para a Psicologia Social expressa uma abordagem particular sobre a dinâmica grupal. A inovação de Lewin, criada nos experimentos com pequenos