Kotler 2 capitulo
Desenvolvimento de estratégias e planos de marketing
Marketing e valor para o cliente A Missão de qualquer negócio é fornecer valor ao cliente, sem abrir mão do lucro.
O processo de entrega de valor A visão tradicional de marketing é a de que uma empresa cria alguma coisa para então vendê-la, com o marketing tomando lugar no processo de venda. No entanto, essa visão tradicional não funciona em economias constituídas por pessoas de diferentes perfis. O concorrente inteligente deve, portanto, conceber e entregar suas ofertas para mercados-alvo bem definidos. Podemos dividir a sequência de criação e entrega de valor em três fases: selecionar o valor, fornecer o valor e comunicar o valor.
A cadeia de valor Michel Porter, de Harvard, propôs a cadeia de valor como uma ferramenta para identificar as maneiras pelas quais se pode gerar mais valor para o cliente. A cadeia de valor identifica nove atividades estrategicamente relevantes, estas primárias e secundárias. Entre estas são: logística interna, operações, logística externa, marketing, serviço, gestão de recursos humanos e infraestrutura organizacional.
Competência central A chave, portanto é deter a propriedade e cuidar dos recursos e das competências essenciais que constituem o ponto principal do negócio. Podemos dizer que uma competência central possui três características: uma fonte competitiva, uma grande variedade de mercados e é difícil ser imitada pelos concorrentes.
Marketing holístico e valor para o cliente Uma visão de marketing holístico enxerga esse processo como a “integração das atividades de exploração, criação e entrega de valor, com finalidade de construir entre os principais interessados, relacionamentos de longo prazo que sejam mutualmente satisfatórios e prósperos”. O marketing holístico trata de três questões básicas de administração: exploraçãoo de valor, criação de valor e entrega de valor.
O papel central no plano estratégico Uma