Kopenhagen, Brasil Cacau e Cacau Show: A Guerra dos chocolates.
As atribuições designadas ao Gerente de produtos são várias, este deve ter uma ampla visão do negócio como um todo. Sem ser engenheiro, tem que entender, ou pelo menos ter boas noções, do processo produtivo; sem ser cientista, tem que interagir com o pessoal do P&D (pesquisa e desenvolvimento); sem ser pesquisador, tem que orientar as pesquisas de mercado; sem ser publicitário, tem que coordenar todo o processo de comunicação do produto com o mercado. Além de tudo isto, tem que ser um vendedor de idéias, pois tem que convencer várias pessoas do acerto de suas propostas para que o produto sob sua responsabilidade venha a ter sucesso.
Tem que ser um profissional altamente comprometido com resultados. Tendo atribuições tão amplas, e tendo, como deve ter, os meios para exercer tantas atividades, torna-se quase que o único responsável pelo sucesso ou insucesso do produto sob sua gestão. Será constantemente cobrado e exigido, tendo que manter seu produto rentável dentro do portfólio de produtos da empresa.
A principal atribuição do gerente de produtos é a habilidade de negociação. O gerente de produto tem que convencer o Financeiro a liberar recursos, o gerente de produção a modificar característica de produto e embalagens, o gerente de logística a alterar roteiros, têm que trabalhar em conjunto com o Diretor comercial, enfim, tem um grande número de pessoa, todas com seus princípios e sues mecanismos de gerir seu setor. A habilidade de interação, de conseguir as coisas sem ferir e sem passar por cima dos demais é uma característica essencial para a função. E mais: tem que negociar com os distribuidores e com os clientes.
Questão 2:
A marca é um dos principais valores que uma empresa deve construir com o mercado
É a marca que carrega, em sua representação, os elementos primordiais para o sucesso e reconhecimento de uma instituição. Portanto, criar uma identidade com os clientes e desenvolver valores que devem acompanhar o planejamento estratégico