kmlk

1449 palavras 6 páginas
Página principal
Módulo 1
Módulo 2
Módulo 3
Módulo 4

O século de Camões - XVI - considera-se o século de ouro da nossa Literatura, na qual se introduziram géneros novos e os já existentes adquiriram nova forma de expressão. e, entretanto, a língua portuguesa atingia uma fase de grandes desenvolvimento e consolidação.
A vida de Camões decorre entre 1524 (possivelmente) e 1580...
Actividade 1
Vai a esta página e pesquisa sobre a época em que viveu Camões, a vida e alguns aspectos autobiográficos e elabora um dossier ilustrado com gravuras alusivas aos momentos ou factos mais marcantes na vida de Camões.
Outra página a visitar.
Elabora uma síntese das mudanças económicas, sociais e culturais que os Descobrimentos provocaram em Portugal.

Influência Tradicional Corrente tradicionalista (Medida Velha) Corrente renascentista (Medida Nova)
Em Camões coexistiu a poesia com sabor tradicional, com uma poesia cujos modelos formais e temáticos revelam a cultura humanística e clássica do poeta.
Assim, e por influência tradicional escreveu vilancetes, cantigas, esparsas, trovas, ...
Fez uso da medida velha e cultivou o verso de cinco sílabas métricas (redondilha menor) e de sete sílabas métricas (redondilha maior). As temáticas tradicionais e populares usadas por Camões são, o amor, a natureza, o ambiente palaciano e a saudade.
Da influência clássica Renascentista, Camões cultivou a medida nova fazendo uso do verso decassílabo, através da composição poética, o soneto (composto por duas quadras e dois tercetos) introduzido em Portugal por Sá de Miranda.
Nas temáticas de influência Renascentista cultivou o amor platónico, a saudade, o destino, a beleza suprema, a mudança, o desconcerto do mundo, a mulher vista à luz do Petrarquismo e do Destino.
Cantiga Alheia Mote
Na fonte está Lianor
Lavando a talha e chorando,
Às amigas perguntando:
- Vistes lá o meu amor? Voltas
Posto o

Relacionados

  • kmlk
    10477 palavras | 42 páginas
  • relatório
    11883 palavras | 48 páginas
  • 10 passos segurança do paciente
    109639 palavras | 439 páginas