Klyo
1. Sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos)interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquernatureza ou dimensão, as quais refletem, racionalizam edefendem os próprios interesses e compromissos institucionais,sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicosConjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas etc. de umindivíduo ou grupo de indivíduos. A ideologia é umainterpretação da realidade, que valoriza arbitrariamente algumasideias em detrimento de outras.
2. Forma de conhecimento ilusório que leva aomascaramento dos conflitos sociais. Ideologiaé a falsa consciência. É qualquer formulaçãoteórica das relações sociais que não tenhapor base a produção material. Trata-se de uminstrumento de dominação, de alienação dosindivíduos.Totalidade das formas de consciência social,o que abrange o sistema de ideias quelegitima o poder econômico da classedominante (ideologia burguesa) e o conjuntode ideias que expressa os interessesrevolucionários da classe dominada(ideologia proletária ou socialista)
3. Para Marx, tem um sentido negativo e é vinculada ao trabalho, que, ao invés de realizar o homem, o escraviza; ao invés de humanizá-lo, o desumaniza. O homem troca o verbo SER pelo TER: sua vida passa a medir-se pelo que ele possui, não pelo que ele é. A produção ideológica da ilusão social tem como finalidade fazer com que todas as classes sociais aceitem as condições em que vivem, julgando-as naturais, normais, corretas, justas, sem pretender transformá-las ou conhecê-las realmente, sem levar em conta que há uma contradição profunda entre as condições reais em que vivemos e as ideias. Indiferença aos problemas políticos e sociais.
Ideologia e Alienação
1. Sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos)interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquernatureza ou dimensão, as quais refletem, racionalizam edefendem os próprios interesses e compromissos institucionais,sejam estes