Klepton

355 palavras 2 páginas
LEIS DE HOOKE

2011

OBJETIVO

O objetivo do experimento foi construir e interpretar o gráfico força deformante x elongação, e assim, enunciar a lei de Hooke, reconhecer a sua validade e utilizar o conhecimento dessa lei para descrever o funcionamento de um dinamômetro.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Colocou-se o gancho lastro suspenso na mola e assinalou a posição de equilíbrio arbitrada como zero sendo esta 21 cm. Acrescentou-se outras massas, uma de cada vez, completando (para cada caso) as lacunas da tabela abaixo.
N° de medições
F(NEWTON)
X=Elongação (metros)
1
Lastro
Arbitrando zero = 0
2
0,25
0,22
3
0,5
0,23
4
0,75
0,25
5
1
0,27 Traçou-se o gráfico da força deformante F versus x.

Observou-se que o gráfico da força que a mola exerce sobre as massas (força restauradora) versus elongação é uma reta. E a partir desse gráfico verificou-se que a força é proporcional á elongação sofrida pela mola, então, se aumenta a força, a elongação também aumenta. Quando se substitui o sinal de proporcionalidade pelo de igualdade na expressão F a X tem-se a expressão F = -Kx. Sendo a unidade da constante de elasticidade K no SI, Newton por metro. Ao adicionar pesos na parte inferior da mola ela esticou, e ao retirar este peso, ela comprimiu. Em seguida, comprimiu a mola no seu sentido longitudinal, assim ela contraiu e exerceu uma força positiva. Colocou-se um peso de 1,5 N na mola, esperou-se o sistema parar de oscilar e anotou a posição de equilíbrio indicado na escala, sendo esta 30 cm. Puxou a massa 1 cm para baixo e tornou a solta-la, então percebeu-se que ela oscilou e depois diminuiu a oscilação de amplitude até parar. Ela oscilou por causa da inércia e parou por causa da força. O sinal negativo está presente na expressão

Relacionados

  • Sssssssssss
    802 palavras | 4 páginas
  • TC G P
    878 palavras | 4 páginas
  • Abuso Sexual Infantil
    2895 palavras | 12 páginas