Kkkkkkkkkk
1. HISTÓRICO
Nos meados da década de 70, durante o projeto das primeiras versões do sistema
Operacional UNIX, as dificuldades encontradas motivaram o surgimento de uma nova linguagem de programação, a qual estivesse voltada às necessidades inerentes ao desenvolvimento do software, com poucas restrições, bem estruturada, de notação simples e, principalmente, eficiente, permitindo reduzir ao máximo a programação efetuada em linguagem de máquina, daí surgiu a linguagem C,.
A linguagem C teve seu início de padronização em 1983 e foi finalizado em apenas 1989.
Nesse período, um pesquisador e projetista de sistema incorporou um novo paradigma de programação, a orientação a objetos. A estrutura sintática da linguagem C foi tomada como base e associada aos conceitos de classe da linguagem Simula67 e de sobrecarga de operadores do Algol68. O resultado foi uma linguagem denominada inicialmente de C com classes que posteriormente virou C++.
3.CONCEITOS BÁSICOS
3.1. ESTRUTURA BÁSICA DE UM PROGRAMA EM C++
Todo programa C++ apresenta a seguinte estrutura: - Diretivas do pré-processador; - Área de declarações globais; - Entrada da execução; - Área de definição de funções.
#include
#include
void main()
{
instruções
}
3.2. O PRÉ-PROCESSADOR C++
O pré-processador C++ é um programa que examina o programa fonte e executa certas modificações, com base em instruções chamadas diretivas. - #include - esta diretiva provoca a inclusão do arquivo especificado no corpo do programa. Estes arquivos “.h” são chamados headers e possuem definições de constantes, macros, protótipos de funções, definições de tipos de dados complexos, funções inline e declarações de variáveis externas. - #define nome valor – define constantes ou macros. Macros são nomes acompanhados por parênteses, com argumentos que serão utilizados no valor..
Ex:
#include
#define num 3
#undef num
3.3 OBJETO “cout”
cout