Kkkkk
O basquete adaptado para cadeira de rodas surgiu nos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial, quando o número de deficientes cresceu muito. Os deficientes que voltavam da Europa iam para os hospitais, e foi no PVA - Paralyzed Veterans of America (Veteranos Paralisados da América), que esse esporte se iniciou. O primeiro registro de jogos de basquete foi encontrado no PVA do estado de New England (EUA) em 1946.
as edições dos Jogos Paraolímpicos. As mulheres disputaram a primeira Paraolimpíada em Tel Aviv, no ano de 1968. O basquete em cadeira de rodas foi a primeira modalidade paraolímpica a ser praticada no Brasil, em 1958.
A modalidade é uma das poucas que esteve presente em todas Dois anos depois, em 48, ocorreu o I Campeonato Nacional da PVA que teve a participação de seis times. O basquete adaptado só chegou no Brasil no fim dos anos 50, no Rio de Janeiro.
Os principais responsáveis pelos primeiros passos foram Sérgio del Grande e Robson Sampaio que, ao retornarem de um programa de reabilitação nos Estados Unidos, trouxeram esta modalidade para São Paulo e Rio de Janeiro. Em função da receptividade desta modalidade, Robson funda no Rio de Janeiro o Clube do Otimismo e Del Grande funda em São Paulo o Clube dos Paraplégicos em 28 de julho de 1958. O primeiro jogo de basquetebol em cadeira de rodas entre equipes brasileiras ocorreu em um confronto entre paulistas e cariocas, no Ginásio do Maracanãzinho (RJ). Os paulistas venceram. Nos anos de 1960 e 1961, mais dois confrontos ocorreram, sendo dessa vez a equipe carioca vencedora. Desde então, a competição desta modalidade no Brasil tem-se tornado cada vez mais popular.
O que é a Confederação Brasileira de Basquetebol em cadeiras de rodas?
Entidade
Apesar do Basquetebol em Cadeira de Rodas ser a mais antiga modalidade de esportes praticada por portadores de deficiência em nosso país, a Confederação Brasileira de Basquetebol em Cadeira de Rodas – CBBC, somente foi