kkkk
Para se fazer um estudo da história da cidade, você deve levar em consideração que cada cidade tem sua própria história. Importa conhecer seus primórdios, seus processos urbanizatórios, quem exerceu ou exerce o poder político, econômico e espíritual. É fundamental conhecer a lógica administrativa municipal. Quais são as áreas privilegiadas na administração pública: educação, saúde, saneamento básico, especulação imobiliária? O resultado (lucro) dos empreendimentos é reaplicado a favor da cidade e redunda em melhor progresso e bem-estar social ou é desviado para aplicação distante? Quais são os pontos fortes e os pontos fracos da cidade, do bairro?
A história das cidades
A história das cidades do mundo em geral é longa, sendo que as primeiras cidades teriam surgido entre quinze a cinco mil anos atrás, dependendo das diversas definições existentes sobre um antigo assentamento permanente como uma cidade.
O maior desafio da pastoral urbana
O maior desafio da pastoral urbana está em tornar pública a presença da Igreja na cidade. A sociedade atual, como vimos, abre espaço para uma profissão de fé cristã ou uma prática religiosa no âmbito privado ou íntimo. Mas tende como '' sistema '', a eliminar toda referência á religião. Com estas premissas, ficará mais claro decidir os meios.
Os meios da Pastoral Urbana
O testemunho cristão exige '' meios pobres '', a não utilização ambígua do poder, uma presença mais crítica, mais espiritual da Igreja, no sentido forte da palavra reveladora do Espírito de Cristo.
Os movimentos de massa, as concentrações, as passeatas deverão ser expressão de comunhão e solidariedade, não de manipulação.
O uso dos meios de comunicação de massa não deverão ter prioridade sobre a comunicação interpessoal, que é a maior riqueza na Igreja, também hoje. E quando houver recursos, é preciso cuidar para que as tomadas de posição da Igreja não pareçam estéreis, pouco confiáveis e distantes